quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Reunião da Rede ONGs do Ceará


Esteve reunido ontem ( dia 11/12/2007) no Centro de Treinamento de Meruoca, a REDE DE ONGs ARTICULAÇÃO CEARA. Membros presentes: Capacit ( Ozeas, Janeide e Auricelio); Fundação CIS ( Jeová); Gaac ( Hamilton e Raimundo) Sesemar ( Jair); Cactus ( Rossana); Carnauba ( Expedito e Osvaldo) e como convidado o Instituto Bioma ( Fernando). Lamentou-se a ausência da Setah e do Cepac, sendo ambas as faltas devidamente justificadas, em função de compromissos já agendados.

A reunião começou as 9:oo hs com uma rápida apresentação dos presentes. Passou-se então a construir a pauta: 1) Apreciar o pedido de entrada na rede do Instituto Bioma, com sede em Santa Quitéria. 2) Ouvir das entidades executoras um breve relato dos projetos 3 e 4, bem como avaliar o andamento dos mesmos. 3) Apresentar ao conjunto da Rede o conteúdo da Reunião de alguns membros com a SDA - Célula de Juventude ( Fátima Moura). 4) Encaminhamentos. Houve comentários quando a sequência, e a importância dos temas.

O Fernando Lopes apresentou o Instituto Bioma, que atualmente conta com uma equipe de 4 pessoas, como a maioria das Ongs, tem muita dificuldade financeira etc. Apresentou o pedido formal por escrito, junto com a descrição do Instituto ( portefólio). Os presentes então ponderaram que esta era a primeira vez que uma ONG expressava o desejo de entrar na rede, e que portanto será necessário que a rede discuta e decida que critérios aplicar nestes casos. Ficou então de ser aberto na lista de discussão, uma proposta para que seja construído um instrumento que normatize esta questão. Enquanto não sai uma decisão, o instituto Bioma ficará até lá como convidado com direito a voz nas reuniões da rede.

O projeto 03 (Capacitação) que avança na formação dos Jovens ( projeto 01 e 02) segundo o Raimundo, representante do GAAC, esta parado por falta de recursos, pois há desencontros de informações na burocracia da Caixa com as da SDT, como consequência houve atrasos na apreciação das prestações de contas, e por isso não há recursos no momento para execução da fase 2 e 3, sendo que todos os membros da rede já executaram e prestaram conta da fase 1. Ficou também do GAAC solicitar um adiamento do prazo de execução do projeto, de 31 de dezembro para março/2008.

O projeto 04 ( Assistência Técnica) está acontecendo, tem muitos problemas, porém também tem resultados a serem apresentados. Segundo avaliação dos presentes, o problema está na quantidade de recursos em realção ao numero de jovens que tem que atender. Reconheceu-se que há uma falha na concepção do projeto, que foi acarretado pela pressa em elaborar, com os prazos acabando. Assim que os recursos forem liberados, será convocada uma reunião para traçar as estratégias de execução do projeto.

A proposta com a SDA ( Secretaria de Desenvolvimento Agrário) do Estado do Ceará. Foi apresentada pelo Osvaldo, Jair e Oseas. Tratou-se de uma apresentação a SDA do trabalho da rede, visto que o estado hoje não dispoe de uma metodologia para trabalhar com jovens rurais. Como compromisso com a SDA a rede deve apresentar até 20 de dezembro uma proposta concreta de trabalho. Como constatou-se que nesse prazo não vai dá, até lá a coordenação da rede vai revisar, logomarca, carta de princípios, folder para enviar no dia 20, com o pedido de adiamento da proposta para 31 de janeiro.

Durante este período a coordenação preparará uma proposta e no dia 24, 25 e 26 de janeiro/2008, a rede estará reunida em um grande seminário, para finalizar a proposta.

Durante este período foi delegado a coordenação da Rede ( Carnauba, Sesemar, Cactus, Cepac e Setah) que devem reunir-se e encaminhar as questões necessárias para encaminhar a proposta, mantendo a todos informados via intenet, bem como solicitando ajuda a qualquer momento dos membros na hora que for necessário.

Quando ao projeto da Petrobrás, a rede não vai enviar um projeto proprio, mas cada ONG está livre para apresentar a sua proposta, assim como para a Brasilian Fundation.

No final houve uma discussão sobre a conjuntura nacional. Transposição, eleições no ano que vem, fiscalização do TCU, CPI das ONGs, relação com as outras redes no ceará. etc.

Relatado por: Expedito.

Nenhum comentário: